Pular para o conteúdo principal

Como surgiu a idéia de pesquisar sobre educação durante o Mestrado.

 

Minha formação inicial é em Direito, mas decidi por seguir outro caminho depois de 5 anos de advocacia e fui cursar a faculdade de História, pensando na docência. Durante a graduação tive a oportunidade de trabalhar por dois anos na FAMS, responsável pelo arquivo histórico do município de Santos.

Entre os documentos com os quais trabalhei, me chamou a atenção a cidade ter promulgado uma Constituição Municipal em 1894. Isso me intrigou e passei a pesquisar o que teria levado aqueles primeiros políticos eleitos na República a fazer isso: qual seria a sua concepção filosófico-política? Davam destaque para a autonomia municipal, voto feminino e educação. Em poucos meses essa lei foi anulada.

Isso demonstrava uma disputa entre grupos políticos e entre visões de república. Essa tensão podia ser percebida na criação de escolas, como os grupos escolares Cesário Bastos e Barnabé, por exemplo.

Quando fui fazer o mestrado na USP escolhi pesquisar como se deu a educação em Santos, por meio da criação de escolas no início da República. Fiz essa pesquisa principalmente pelos textos normaivos e documentos oficiais da cidade e também das instituições escolares. Foram três pontos de inflexão: A Constituição Municipal, a discussão política para a Criação dos primeiros Grupos Escolares e a fundação da Academia de Comércio, que visava formação profissional.

Podemos concluir que a educação é instrumentalizada nas disputas políticas, culturais, e influenciada pelas transformações sócio-economicas.

Comentários