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Algumas reflexões sobre os aspectos metodológicos para a pesquisa com a legislação na Educação

Gosto de uma citação do pesquisador Dominique Julia: “os textos normativos devem nos levar às práticas. É nos tempos de conflito que podemos ver o funcionamento real das finalidades atribuídas à escola”.

As leis não são  fenômenos, não surgem do nada, não há neutralidade na lei.

Há a intenção de quem faz, há a de quem a aplica e a de quem segue. Depende dos sujeitos históricos, do período em que são criadas e aplicadas.

Cada período traz as características históricas, demandas, pretensões e isso influencia a legislação. Thompson, um historiador inglês defende que a lei não é imposta, mas é resultado de conflitos.

Na prática, e é o que acontece no meu trabalho,entre a intenção de quem pede, a minha visão pessoal e a forma como eu aplico na realidade da minha escola, dentro dessa compreensão.

Um exemplo é a BNCC, imposta pelo governo anterior, mas que na prática é adaptada em cada realidade local e em especial por cada professor.

O Certau, historiador francês apresenta os conceitos de Táticas e estratégias, mostrando como se dá na prática, as imposições e as acomodações.

 

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