Pular para o conteúdo principal

Reflexão de início de ano

Mais um ano começa. E com ele vêm as reflexões, lembranças dos caminhos percorridos e também as metas e propostas para o futuro.
A essência da vida é a narrativa, a história que construímos a partir das escolhas que fazemos. Mais do que escolher, é importante arcar com as consequências dessas escolhas.
Na minha caminhada profissional escolhi deixar a advocacia e me dedicar aos documentos e a lecionar. Lecionei História, filosofia e sociologia para o Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Depois escolhi ensinar nas escolas públicas para o Ensino Fundamental, anos finais. Outra escolha foi pesquisar e escrever História da Educação, o que me rendeu o Mestrado e depois dois capítulos de livros publicados. Voltei para as escolas, mas desenvolvendo projetos e aulas relacionando a História com as HQs e com a cultura pop. Isso me rendeu HQ site, fanpage com meu irmão, participação em Congressos, Workshops e até mesmo prêmio de Práticas de Ensino.  Há dois anos deixei isso de lado ao me lançar  ao desafio de coordenar professores e cuidar do pedagógico da escola, quando passei a ser Assistente Técnico Pedagógico da prefeitura de Praia Grande. Pude ajudar na construção do Currículo da cidade, de avaliações de rede, analisar dados e propor projetos.
O que reflito hoje é que toda escolha pressupõe uma rejeição, que não conseguimos dar conta de tudo o que sonhamos, mas são essas  experiências que nos constroem.

Comentários