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Autonomia Municipal e Outras Idéias Republicanas em Santos - Parte 4 - A EDUCAÇÃO

Com relação à cidadania, e um importante ponto a ser destacado é a importância dada à educação pela República, e conseqüentemente pelos republicanos santistas. Esta era compreendida como meio para a criação da consciência de participação na vida política do povo, ou seja, para o exercício da cidadania.
É interessante a justificativa que foi dada para a criação da Biblioteca Pública da cidade, indicava de que as idéias de instrução e de cidadania caminhavam lado a lado: “Sendo opinião dos grandes pensadores que para haver bom governo é necessário haver instrução do povo; sendo certo que a leitura de bons livros concorre poderosamente para fazer bons cidadãos [...]” (INDICAÇÃO de 18 de agosto de 1891)

Há outras indicações da importância dada à educação pelos republicanos santistas, mesmo durante o império. Júlio Conceição, por exemplo pediu, em 10 de janeiro de 1888, que conste no código de posturas a obrigatoriedade do ensino público na cidade. (RELATÓRIO da Intendência Municipal, 1891 p. 77)
Muitos dos intelectuais e políticos do início da República tiveram participação direta na melhoria da educação da cidade. É de se notar a atuação, por exemplo, de Antônio Manuel Fernandes, vereador e jornalista, que fundou a Escola do Povo para educação popular, Raymundo Sóter de Araújo, que foi inspetor literário e vice presidente da Sociedade Auxiliadora da Instrução, e Manuel Maria Tourinho, que também foi Inspetores Literários e Adolfo Porchat de Assis, considerado o “pai da instrução” por sua atuação pela educação santista, atuando como diretor da Academia de Comércio de Santos Poe quase 40 anos e como professor do Liceu Feminino, por exemplo.

Podemos citar ainda o caso de Raymundo Sóter de Araújo, Silvério Fontes e Carlos de Escobar, fundadores do jornal a Questão Social e do Centro Socialistas de Santos, um dos primeiros que se tem notícia no país. Todos os três atuaram como Inspetores Literários, participaram na criação de escolas ou foram professores, ao mesmo tempo em que exerciam cargos políticos ou profissionais.  

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