Pular para o conteúdo principal

Atividade: Lendas Medievais

Atividade proposta: os alunos deveriam pesquisar lendas do período medieval e as reelaborar usando sua criatividade. 
A Rayssa transformou a lenda em um belo poema.


Os três pinheiros de Thann Na metade do século XII vivia na Itália um santo homem Era o bispo da cidade de Gubbio, Thiébaut é seu nome. Estava sempre acompanhado de seu servidor Até que um dia suplicou com muita dor: -Aproxima-te fiel servidor -Estou aqui, monsenhor -Há muitos anos, tu me serves lealmente, eu devo te recompensar -Não monsenhor, é uma honra vos servir e admirar. -Escute ao invés de falar. Quando eu partir da terra, haverá outro bispo... -Não fale isso! -Chega! É uma ordem. Quero que tu fiques com meu anel quando eu perecer. E assim foi, no ano de 1160 ele veio a falecer. O servidor com o anel santo ficou, mas do dedo do morto não conseguiu tirá-lo Puxou com muita força, mas o dedo do bispo veio junto e isso começou a assustá-lo. Pensou ser um sinal divino, se impressionou muito com o tal Então colocou o anel e o dedo em seu cajado e voltou à sua cidade natal. Como a rota é longa, na cidade de Thann, parou para descansar Encostou o cajado em um pinheiro e foi se deitar. No dia seguinte, ao acordar, Comeu alguns pedaços de pão e se preparou para caminhar. Pegou seu cajado, com raízes este estava preso, não saia do lugar! Nessa hora o senhor do castelo de Engelbourg começou a observar Ficou pasmo o tempo inteiro Viu três luzes em cima do pinheiro Correu ao encontro do servidor e de seu cajado peregrino Contaram tudo o que sabiam e concluíram que era um sinal divino.

Construíram uma capela no local Nisso o cajado se soltou e voltou ao normal.

RAYSSA OLIVEIRA

A Lenda foi lida no site:
http://www.spectrumgothic.com.br/gothic/gotico_historico/contos_lendas/pinheiros.htm

Comentários