Pular para o conteúdo principal

Tempos Modernos: análise do filme

Tudo, ou pelo menos 95% das coisas que vemos é um produto industrializado. Moveis, materiais de trabalho, roupas e utensílios domésticos, tudo é produzido em uma fábrica, coisa tão comum pra nós que nem notamos.

Antigamente, e se for parar pra pensar nem faz tanto tempo assim, industrias não eram comuns, o processo de produção manufatureiro foi substituído pelos fabricas na revolução industrial que é o cenário do filme ‘’ Tempos Modernos’’.

O filme conta a história da vida de um trabalhador alienado, que só sabia apertar parafusos, tanto que ele ficou obcecado por isso e acabou indo parar no hospício por essa obsessão, e a culpa é toda dos parafusos, se você está lendo isso e é um parafuso então você certamente deveria se envergonhar sr.Parafuso.

Com revolução industrial as fabricas empregaram muitas pessoas, mas toda vez que uma dessas fechava milhares ficavam desempregados. Esse desemprego deixou famílias famintas e levou pessoas honestas a fazer coisas não tão honestas assim, como no filme onde o ex-colega de trabalho do Chaplin rouba uma loja de departamento.

Mesmo aqueles com emprego não viviam lá muito bem, a jornada de trabalho era grande, cansativa e pouco recompensadora para as massas exploradas. Os donos das fabricas é que viviam bem e as diferenças entre as classes burguesa e trabalhadora são claramente visíveis e acentuadas.

Se os direitos trabalhistas só surgiram no século XX dá pra imaginar as condições de trabalho no século XVIII certo? Desde aquela época protestos eram feitos (e reprimidos) como uma tentativa de mudar a situação.


Mas a genialidade humana não tem limites e as descobertas e criações no ramo tecnológico vem melhorando a qualidade e facilitando a vida dos trabalhadores, já que o trabalho mecanizado exige menos esforço.

 TEXTO: Graziela Ferreira



Comentários