Pular para o conteúdo principal

Por que estudar História Regional?



Eu e um grupo de amigos, alunos e ex-alunos de história e de outras disciplinas, estamos criando uma Associação para estudar e divulgar a História, Memória e Cultura de São Vicente e região. É o Instituto Calunga, que logo estará em pleno funcionamento, dispinilizando informações em seu site e colocando a disposição da sociedade os serviços específicos da ciência histórica.




Mas por que estudar História regional? e como fazê-lo?


Quando falamos em São Vicente lembramos que ela foi a primeira vila do Brasil, do Martim Afonso, dos Jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, dos políticos e vultos da nossa região.

Mas a história não é somente aquela feita pelas grandes personalidades e acontecimentos, mas é também construída cotidianamente por anônimos que vivem suas vidas, ocupam os espaços e funções na cidade, trabalham, estudam, se divertem, produzem cultura e por isso marcam seu tempo e agem sobre seu mundo.

Nosso objetivo é também produzir outras histórias. O Instituto Calunga tem o compromisso de defender uma história compromissada com os problemas presentes, que se interessa pela visão do povo vicentino.

Por isso a cultura é valorizada entendendo-a como tudo aquilo que o homem cria e atribui um significado. Privilegia-se a relação entre os sujeitos e a cidade e entre a história e a memória de nossa região.

Assim torna-se importante a pesquisa não só nos documentos textuais oficiais, mas nas diversas fontes e linguagens, como o jornal, literatura, fotografia, e especialmente nas narrativas orais.

Dessa forma, estudando e divulgando a história e a memória de nossa região pretendemos integrar o povo Calunga, fazendo-o perceber-se como agente da história. Assim ele irá valorizar-se e valorizar também sua terra, contribuindo para a resolução dos problemas e para o desenvolvimento de nossa cidade.

Comentários

  1. Caleffi, parabéns pela iniciativa do blog. É fundamental utilizar a tecnologia a serviço do intercâmbio de experiências e de conhecimento. Aliás,conhecimento que se constrói socialmente, como vc mesmo pensou. Feliz ideia!! Grande abraço!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário