A análise dos relatórios da Intendência
Municipal já no período republicano, aponta as formas de escolarização
existentes. É interessante, por exemplo, a justificativa que foi dada para a
criação da Biblioteca Pública da cidade, indício que as ideias de instrução e
de cidadania caminhavam lado a lado:
Sendo opinião dos
grandes pensadores que para haver bom governo é necessário haver instrução do
povo; sendo certo que a leitura de bons livros concorre poderosamente para
fazer bons cidadãos [...] (Indicação ao Conselho de Intendentes de Santos de
18/08/1891).
Há outras sugestões da importância dada à
educação pelos republicanos santistas, mesmo durante o império. O vereador
Júlio Conceição[1], por exemplo, pediu, em 10
de janeiro de 1888, que conste no código de posturas a obrigatoriedade do
ensino público na cidade. (RELATÓRIO da Intendência Municipal, 1891 p. 77)
No relatório da Câmara Municipal de Santos
de 1898, por exemplo, há a afirmação de que:
Instruir o povo é
prevenir a ochlocracia, é civilisar o espírito popular, é avigorar a
consciência pública. A república só poderá ser comprehendida, só poderá
produzir os seus verdadeiros benefícios, quando o povo pela instrução, se
capacitar de que agitar, perturbar a Republica é esmagar a própria conquista,
mas, para o povo ser grande, para tornar-se majestoso e digno, não lhe é mister
derrocar Bastilhas, cumpre-lhe somente conquistar o livro, invadir a eschola.
(Relatório da Câmara Municipal de Santos de 1898 p. 26)
Vários outros trabalhos já analisaram o
projeto republicano, ou seja porque escolarizar a população: homogeneizar,
civilizar, moralizar, para construir a nação republicana. A educação é o eixo
principal, no caso da cidade de Santos, observa-se que os mesmos princípios
foram defendidos e circulados na construção deste projeto republicano. Soma-se
a isto a necessidade de alfabetizar as massas, a nova sociedade republicana
precisava de cidadãos instruídos.
A década de 1890 foi de fundamental
importância para a educação, no que tange à reformulação da legislação de
ensino, e também na criação de novas escolas e prédios escolares. Foi pelas
iniciativas dos governantes do Estado de São Paulo que desejavam alinhar o
progresso da economia cafeeira com o desenvolvimento de cidadãos paulista, que
a instrução ganhou força. Pelo menos é essa a ideia apontada pelo Anuário de
Ensino de 1907:
O periodo que
decorre de 92 a 97, foi indiscutivelmente um dos mais fecundos na evolução do
ensino em S. Paulo; nelle se consolidou a legislação escolar; nelle se operaram
os mais assignalados progressos: foi uma época de trabalho, de enthusiasmo e,
por isso mesmo, de extraordinário brilho.
Em conclusão, o
período de 92 a 97 mereceu o titulo de período áureo da instrucção paulista.
(ANNUARIO, 1907-1908, p. 30)
A partir da implantação da República, a
instrução pública[2] foi tomada como importante
ideal do regime, e diversas medidas foram tomadas para que a mesma fosse expandida.
Como o sistema federativo foi o escolhido, cada Estado brasileiro teve
autonomia para implantar sua rede educacional de acordo com suas
particularidades administrativas e econômicas:
O crescimento da
rede estadual de ensino foi impulsionado pelo ideário republicano, pelos lucros
da lavoura de café, pela imigração e pela urbanização, mas foi beneficiado,
sobretudo, pela Constituição de 1891, que determinou a retenção dos impostos de
exportação pelos Estados, ao passo que a União ficou com os impostos de
importação, o que aumentou substancialmente a receita do Estado de São Paulo
(Lourenço e Razzini,2010, p.498).
No entanto, os documentos consultados mostram que início do
período que se estudou,
Santos ainda contava com poucas escolas de iniciativa pública:até o final do
século XIX a cidade contava apenas com seis cadeiras, além das particulares que
já atendiam parte da população:
Contava a Cidade
em 1885 duas escolas públicas, com seis cadeiras: três para o sexo masculino e
três para o feminino, ocupadas respectivamente pelos professores Joaquim
Carneiro da Silva Braga, Tobias Jardim Martins da Silva, Aprígio Carlos de
Macedo, D. Gabriela Augusta da Rocha Guimarães, D. Ermelinda Rosa de Toledo e
D. Joana Francisca Machado de Macedo. Na Barra havia uma escola, com duas
cadeiras regidas pelos professores Daniel Teotônio Ferreira e D. Justina Arouche
do Espírito Santo (RODRIGUES, 1973 p.73).
Somente em 1902 haveria de fato uma expansão no número de cadeiras
por iniciativa da municipalidade, quando a cidade passou a ter 25 escolas
públicas.
A tabela seguinte apresenta um levantamento das escolas criadas
entre 1902 e 1908 pela Intendência Municipal.
Tabela 1: Escolas municipais de
instrução primária criadas em Santos entre janeiro de1902 e fevereiro de 1908
|
ESCOLAS
|
ANO
|
PROFESSOR
NOMEADO
|
LEGISLAÇÃO
DE CRIAÇÃO
|
1.
|
Escola Municipal Noturna (1ª zona)
|
1902
|
Francisco Rodrigues de Melo (Ramiro Vianna)
|
Sem informações
|
2.
|
Escola Municipal Noturna (2ª zona)
|
1902
|
Olyntho Paiva
|
Sem informações
|
3.
|
Escola Municipal Noturna (3ª zona)
|
1902
|
Archimedes Ferraz Moreira
|
Sem informações
|
4.
|
Escola Municipal Noturna de Villa Mathias (4ª zona)
|
1902
|
Antonio de Oliveira Passos Sobrinho
|
Sem informações
|
5.
|
Escola Municipal Noturna (5ª zona)
|
1902
|
Ramiro Vianna (Francisco Rodrigues de Melo)
|
Sem informações
|
6.
|
Escola Masculina do Bairro da Bocaina
|
1902
|
VirgilioSchutelAmbramer (José Alves de Melo)
|
Sem informações
|
7.
|
Escola Feminina do Bairro da Bocaina
|
1902
|
Isabel Sampaio
|
Sem informações
|
8.
|
Cadeira do ensino primário feminino no Bairro da Ponta da
Praia
|
1902
|
Pedrina Fernandes Pimentel
|
Sem informações
|
9.
|
Cadeira do ensino primário feminino no Bairro do José
Menino
|
1902
|
Rosa Victor de Almeida
|
Sem informações
|
10.
|
Cadeira de instrução primária para o sexo masculino no
Bairro da Cachoeira
|
1902
|
Gabriel Bento de Oliveira Filho
|
Sem informações
|
11.
|
Escola de instrução primária do sexo masculino no Bairro
do José Menino
|
1903
|
João Christiano de Oliveira
|
Sem informações
|
12.
|
Escola mista de instrução primária na Vila Macuco
|
1903
|
Herothildes dos Santos Lima
|
Lei Municipal n. 193, de 23/11/1903.
|
13.
|
Escola de instrução primária do sexo masculino do Bairro
Juqueí
|
1904
|
Manoel Ferreira de Mattos
|
Lei Municipal n. 196, de 9/03/1904.
|
14.
|
Escola mista de instrução primária no Bairro da Enseada de
Santo Amaro
|
1906
|
Rita de Nardis
|
Lei Municipal n. 211, de 14/03/1906.
|
15.
|
Escola de instrução primária para o sexo masculino no
Bairro da Bertioga
|
1906
|
|
Lei Municipal n. 242, de 11/11/1906. Salário do professor:
R150$000.
|
16.
|
Escola mista de instrução primária no Bairro Nova Cintra
|
1907
|
Afonsina Proost de Souza
|
Lei Municipal n. 272, de 03/07/1907. Salário do professor:
R200$000 e de Itutinga: R150$000
|
17.
|
Escola de instrução primária para o sexo masculino no
Bairro Itutinga - Cubatão (suprimida no início do ano seguinte)
|
1907
|
|
Leis Municipais n. 272, de 03/07/1907 e 273 de 10/07/1907.
A primeira criou uma escola mista, a segunda a revogou e criou uma para o
sexo masculino.
Lei Municipal n. 291, de 02/01/1908.
|
18.
|
Escola de instrução primária para o sexo masculino na Rua
Marques de Herval (a ser suprimida quando for criado o Grupo Escolar na
região)
|
1907
|
|
Lei Municipal n. 274, de 31/07/1907.
|
19.
|
Escola mista de instrução primária no bairro Vila Macuco
|
1907
|
|
Idem
|
20.
|
Escola mista de instrução primária (zona compreendida
entre Avenida ConselheiroNébias e Paquetá)
|
1907
|
Semiramis Moreira Domingues
|
Lei Municipal n. 282, de 13/11/1907. Salário: Rs200$000
|
21.
|
Escola mista de instrução primária (zona compreendida
entre as ruas General Câmara, Luiza Macuco, Av. Conselheiro Nébias e Rua do
Rosário – lado do mar)
|
1907
|
Judith Bittencourt Brito
|
Lei Municipal n. 287, de 27/11/1907.
|
22.
|
Escola mista de instrução primária no Bairro do Cubatão
|
1907
|
Anna Dias Pinto e Silva
|
Lei Municipal n. 290, de 27/11/1907.
|
23.
|
Escola mista de instrução primária na Rua de São Bento ou
imediações
|
1908
|
Candida Flora de Oliveira
|
Lei Municipal n. 292, de 02/01/1908.
|
Fonte: VIEIRA, 2011, p. 73 - Atas da Câmara Municipal e
Livro de Registro de Leis do período.
Nos documentos analisados conseguimos identificar a criação de
vinte e três escolas pela municipalidade, além do nome de dezenove docentes que atuaram
nas mesmas.
Entre esses professores, nove eram do sexo masculino e dez do sexo
feminino. Os homens lecionavam nas escolas noturnas e masculinas enquanto as
mulheres o faziam nas escolas mistas e femininas.
Não foram criadas escolas somente na área urbana de Santos, mas
também nos seus arrabaldes, como Bocaina, Ponta da Praia, José Menino,
Cachoeira, ou seja, localidades distantes do centro urbano, próximas à Barra,
que nesse período passava a receber relevante número de moradores.
Bairros operários como a Vila Mathias, Vila Macuco e Nova Cintra,
habitados principalmente por imigrantes e trabalhadores portuários, também
foram contemplados.
Também receberam escolas municipais localidades que hoje já não
fazem mais parte de Santos, constituindo cidades emancipadas, como Santo Amaro
(Guarujá), Cubatão e Bertioga.
[1]Júlio Conceição foi comerciante na Praça. Vereador à Câmara
Municipal, exercia a presidência em 1889, quando a 21 de novembro, em sessão
histórica, foi votada moção de solidariedade e apoio ao Governo Provisório de
Deodoro da Fonseca. Ainda fez parte do Conselho de Intendência nos exercícios
de 1891 e 1892. Diretor do Banco Mercantil em 1899, Provedor da Irmandade da
Santa Casa da Misericórdia de 1897 a 1901 e um dos fundadores do Asilo de
Órfãos, hoje Associação Casa da Criança. [...] Nomeado testamenteiro de João
Otávio dos Santos, publicou uma monografia em que prestou contas de todos os
bens e haveres deixados pelo criador do Instituto D. Escolástica Rosa. Esse
varão ilustre, grande botânico, faleceu em Santos a 10 de dezembro de 1933.
(RODRIGUES, 1975, p. 377)
[2]Definem-se
como iniciativas públicas aquelas que nascem de ações do próprio governo,
motivadas por representantes políticos ou, ainda as iniciativas oriundas de
reivindicações populares e organizadas pelo poder público (ABREU, 2013 p. 89).
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