Para isso, é importante incentivar os alunos a resolver problemas,
especialmente aqueles mais próximos de sua realidade. Depois, levá-los a refletir para além do mundo em que vive, pensar em possibilidades, usar sua imaginação para buscar possibilidades infinitas de vida.
Antigamente a escola era a principal
fonte de informações. Hoje já não é assim. Não interessa um aluno conteudista,
mas sim aquele que sabe trabalhar com as informações que são facilmente
adquiridas das mais diferentes formas.
Diante disso, e sem perder o fim último da Educação que é o desenvolvimento das potencialidades do ser humano em vista de sua felicidade, duas competências de maior
relevância para o desenvolvimento do aluno são a leitora e a escritora. Isso
porque no seu cotidiano o aluno irá “ler” a realidade que o cerca, através dos
diferentes meio e mídias e “escrever” ou transpor o seu entendimento através de
palavras faladas ou escritas.
É importante que o
docente tenha em mente a relevância dessas competências, e que elas se apresentam
em todas as disciplinas e não somente na disciplina de Língua Portuguesa, sendo
imprescindível o desenvolvimento da interdisciplinaridade, realizando
atividades leituras, interpretativas, de produção de texto, procurando oferecer
diferentes formas de leitura de mundo e de expressão de entendimento possíveis.
Ao desenvolver essas competências o
professor deve preocupar-se em fazê-lo com textos, instrumentos e conteúdos que
sejam próximos da realidade dos alunos, façam parte do seu mundo, que lhes sejam
úteis no dia-a-dia.
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