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Inclusão ou exclusão? O exemplo dos X-Men


É uma tendência do ser humano recusar aquilo que é diferente do que ele entende por “normal”. Pessoas que fogem do padrão de ‘normalidade” são vitimas de preconceito, exclusão...

As piadas, por exemplo, geralmente são direcionadas a rótulos e  esteriótipos. Rotular as pessoas e encaixá-las em padrões pré-definidos não ajuda em nada.
Nas HQs dos X-Men podemos ver as lutas de pessoas que são tratados de forma preconceituosa por serem diferentes (apresentarem mutações genéticas).

O professor Xavier reúne alguns desses indivíduos numa Escola para ajudá-los  nas suas dificuldades e desenvolver suas habilidades.
Portanto, isso ocorre numa instituição específica, que não inclui  os seres humanos “normais”.
Hoje em dia muito se fala em Inclusão e na integração do aluno com deficiência no Ensino Regular. A inclusão não serve apenas ao “aluno de inclusão”, mas para todos os demais que aprenderão a conviver com quem é diferente.



Focar somente na questão da aprendizagem é limitar as possibilidades e se fechar no preconceito. As dificuldades do aluno no dia a dia e suas limitações podem ser melhor trabalhadas nas salas especializadas, no contraturno. Mas o principal ganho é para a sociedade, pois os colegas aprenderão a conviver com as diferenças.

Isso não exclui a formação do professores e a assessoria de um profissional específico para Inclusão, que dever ser responsável por acompanhar de perto os alunos e auxiliar os professores com atividades e informações necessárias ao progresso da aprendizagem.
  
Cada escola tem a liberdade para, democraticamente, elaborar seu PPP e os planos de ações relacionados com sua realidade.
Com relação à questão da Inclusão isso é ainda mais importante, tendo em vista que os alunos, problemas, especificidades, são diferentes em cada Unidade Escolar.

As escolas, por isso, precisam adequar as normas gerais à sua realidade, procurando auxiliar sua comunidade discente e docente naquilo que for preciso para que a sociedade seja mais tolerante e todos os alunos possam desenvolver suas capacidades.

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