Segundo Benedict Anderson, em Comunidades
Imaginadas a nação não existe fisicamente, sendo um sentimento coletivo. E é um
sentimento criado, “inventado”, é uma representação, e por isso ele as chama de
“comunidades imaginadas”.
O conceito de nação foi imaginado a partir de
dois sistemas culturais: a religião e as dinastia reais. Esse dois sistemas reuniam sob si os
diferentes indivíduos, dando a sensação de unidade entre os desiguais,
irmanando-os sobre um sentimento comum. É o que acontece atualmente sobre o
sentimento nacional: os indivíduos reconhecem-se como membros de uma mesma
nação, com sentimentos e aspirações em comum, mesmo sabendo que nunca
conhecerão pessoalmente aos todos os outros membros de sua nação.
Tendo em vista que o conceito de nação é
“imaginado” por um coletivo, deve-se procurar estudar o modo de pensar, as
idéias desse coletivo para conhecer o que entendem por nação. O Artefato
Cultural é o instrumental teórico utilizado para estudar esse sentimento de
nação, pois é um conceito mais amplo do que mentalidades, pois inclui também os
modos de agir, inclusive coletivos. Define-se como aquele produto constituído
por um coletivo, realizado a partir de uma prática, ou modo particular de agir
desse grupo conseqüência de seu modo de pensar. Constituem esse conceito a
ideologia, o conhecimento e o imaginário. São as traduções mentais de uma
realidade exterior postas em prática.
Essas traduções mentais, ou representações podem
ser impregnadas, ou até mesmo apropriadas por grupos e idéias, de forma que
passam a ter uma direção socialmente motivada, como a ideologia. Essa aparece
como um projeto de agir sobre essas representações com a finalidade de produzir
os resultados sociais que espera.
Para o autor a questão da nação deve ser
estudada a partir de seu contexto de surgimento histórico, de sua modificação
através do tempo e de sua legitimidade atual, ou seja, o conhecimento do
sentimento nacional se dá pelo conhecimento das razões do surgimento da idéia
de nação, das transformações dessa mesma idéias com o passar dos anos e de sua
constituição atual.
Dessa forma à partir da análise dessas práticas
e representações mentais, os artefatos culturais, poderemos compreender a
composição do imaginário nacional, das ideologias e conhecimentos que o compõe,
e estudar da forma mais adequada o sentimento nacional.
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