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Comunidades Imaginadas

Segundo Benedict Anderson, em Comunidades Imaginadas a nação não existe fisicamente, sendo um sentimento coletivo. E é um sentimento criado, “inventado”, é uma representação, e por isso ele as chama de “comunidades imaginadas”.
O conceito de nação foi imaginado a partir de dois sistemas culturais: a religião e as dinastia reais.  Esse dois sistemas reuniam sob si os diferentes indivíduos, dando a sensação de unidade entre os desiguais, irmanando-os sobre um sentimento comum. É o que acontece atualmente sobre o sentimento nacional: os indivíduos reconhecem-se como membros de uma mesma nação, com sentimentos e aspirações em comum, mesmo sabendo que nunca conhecerão pessoalmente aos todos os outros membros de sua nação.
Tendo em vista que o conceito de nação é “imaginado” por um coletivo, deve-se procurar estudar o modo de pensar, as idéias desse coletivo para conhecer o que entendem por nação. O Artefato Cultural é o instrumental teórico utilizado para estudar esse sentimento de nação, pois é um conceito mais amplo do que mentalidades, pois inclui também os modos de agir, inclusive coletivos. Define-se como aquele produto constituído por um coletivo, realizado a partir de uma prática, ou modo particular de agir desse grupo conseqüência de seu modo de pensar. Constituem esse conceito a ideologia, o conhecimento e o imaginário. São as traduções mentais de uma realidade exterior postas em prática.
Essas traduções mentais, ou representações podem ser impregnadas, ou até mesmo apropriadas por grupos e idéias, de forma que passam a ter uma direção socialmente motivada, como a ideologia. Essa aparece como um projeto de agir sobre essas representações com a finalidade de produzir os resultados sociais que espera.
Para o autor a questão da nação deve ser estudada a partir de seu contexto de surgimento histórico, de sua modificação através do tempo e de sua legitimidade atual, ou seja, o conhecimento do sentimento nacional se dá pelo conhecimento das razões do surgimento da idéia de nação, das transformações dessa mesma idéias com o passar dos anos e de sua constituição atual.

Dessa forma à partir da análise dessas práticas e representações mentais, os artefatos culturais, poderemos compreender a composição do imaginário nacional, das ideologias e conhecimentos que o compõe, e estudar da forma mais adequada o sentimento nacional.

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