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A construção da educação moderna

A Educação foi formada historicamente como uma ciência, construída através dos anos, por meio de escritos, debates e discussões, com a contribuição de diversos pensadores. Cada período trazia consigo uma nova questão a ser debatida, um novo problema e consequentemente uma nova proposta para a educação dos homens.
A própria ideia de escola, que nos parece tão enraizada e rígida, como se sempre existisse e estivesse presente na história, foi construída e modificada.
Dominique Julia, em seu “clássico” texto sobre cultura escolar (2001), se propõe a refletir sobre esse conceito a partir de um determinado recorte temporal, séculos XVI e XIX, justificando:
“Esses três elementos, espaço escolar específico, cursos graduados em níveis e corpo profissional específico, são essenciais à constituição de uma cultura escolar e justificam, portanto, a restrição cronológica que me impus” (JULIA, p. 15)
Tais elementos, conforme explicitados pelo próprio autor, são os constitutivos de uma cultura própria da instituição escolar, que surgiu, portanto, historicamente.
Durante o século XVI há a sedimentação da ideia que o ensino deveria se dar em um espaço escolar à parte, com um edifício, um mobiliário e um material específicos. Esse ideal se desenvolve a partir do modelo das Escolas Cristãs de Jean-Baptiste de La Salle[1], que por sua vez havia se inspirado nas experiências das escolas paroquiais e colégios de seu tempo.
Durante os períodos seguintes, desenvolve-se o modelo ideal da separação do curso em classes separadas.
Há a ideias de uma educação elementar, das bases do conhecimento, especialmente a catequese, ler, escrever e contar, e uma educação “superior”, voltada para a formação das elites. (JULIA, 2001 p. 26)
E a partir do século XVI que nascem os corpos profissionais que se especializam na educação, quando as congregações religiosas definirão pré-requisitos ou qualidades essenciais[2] àqueles que se dedicarão ao ofício do ensino. Esse início da profissionalização se dá com a Reforma Protestante e Concílio de Trento, quando os religiosos percebem a importância e a necessidade de conhecer os elementos da fé.
Portanto a escola tem sua criação e desenvolvimento acompanhando as mudanças históricas e de pensamento. A forma mediante a qual a escola transpõe didaticamente os saberes é diretamente interligada ao modo pelo qual, historicamente, ela se apropria deles. Poderíamos, inclusive, dizer que os saberes da escolarização são desenhados à imagem e semelhança dessa escola: em seu compasso, em seu traçado. (BOTO, 2007, p. 19)
Com o Renascimento, e o Humanismo, sua expressão letrada, há uma transformação cultural da sociedade, e na própria concepção de Homem, que passa a ser entendido como em formação, e não mais dado pronto e acabado. Como podemos perceber, por exemplo, em Montaigne
Viso aqui apenas revelar a mim mesmo, que porventura amanhã serei outro, se uma nova aprendizagem mudar-me.(MONTAIGNE, 2005, p. 39)
O ser humano passa a ser visto como capaz de fazer-se a si próprio, ou seja, não nascem prontos mas são educados. Nessa época há uma preocupação com a criança, em parte por conta da menos mortalidade infantil, que proporcionará maior atenção à sua formação.
Muitos autores consideram Erasmo o primeiro pensador a compilar um método de conduta considerado relevante para o período, pois escreve aos pais, preocupado com a formação do jovem, que sem o preceptor e a formação correta poderia se descaminhar para os vícios de sua própria vontade.
A arte de instruir crianças consta de diver­sas etapas. A primeira e a principal consis­te em fazer com que o espírito ainda tenro receba as sementes da piedade; a segun­da, que tome amor pelas belas artes e as aprenda bem; a terceira que seja iniciada nos deveres da vida; a quarta, que se habi­tue, desde cedo, com as regras da civilida­de. (ERASMO, 2011).
Mais tarde o luteranismo vai estimular a leitura da Bíblia e desde o início vai incentivar a alfabetização de todos, com a criação de escolas. Nessa concepção de educação a escola tem sua finalidade religiosa, mas também sua finalidade civil, já que deverá formar meninos para governarem as cidades e as meninas para administrar a casa e a família.
Mesmo que (como já disse) não existisse alma e não se precisasse das escolas e línguas por causa da Escritura e de Deus, somente isso já seria motivo suficiente para instituir as melhores escolas tanto para meninos como para meninas em toda parte, visto que também o mundo precisa de homens e mulheres excelentes e aptos para manter seu estado secular exteriormente, para que então os homens governem o povo e o pais, e as mulheres possam governar bem a casa e educar bem os filhos e a criadagem (LUTERO, 1995, p. 318)
Lutero vai se preocupar com uma educação cristã, mas de crianças para prepará-las para uma sociedade cristã. Seu argumento é religioso, mas sua lógica era política.
O Estado devia manter o controle da educação, que é muito importante para ficar nas mãos de uma religião ou mesmo dos pais.
Muitos pesquisadores concordam que o modelo da escola moderna surge na escola lassalista da França no fim do século XVI:
“Guy Vincent considerava que a forma escolar criada por La Salle havia sido mantida em sua essência (permanecendo como tal até os dias de hoje). Para Vincent, a alteração fundamental foi operada em grande parte pela passagem de uma cultura fundada na oralidade para uma cultura escritural, baseada na difusão da palavra escrita (crescimento da alfabetização), mas principalmente na organização do pensamento e da relação do homem com o mundo pela lógica escritural” (VIDAL 2005 p. 38)
La Salle desenvolve um modelo de aprendizagem que se realiza especificamente na escola, um local específico, separado do restante da sociedade, e não mais em família. A aprendizagem passa a ter um sistema, um modo de se dar, que é a base do padrão que servirá os séculos a seguir.
É a partir desse momento histórico, já no início do século XIX, quando havia uma ideia de escola e de escolarização modernas em constituição, que surge a Pedagogia de Herbart.
Esse autor vai partir de uma visão própria de aluno e professor, desenvolver um sistema de ensino e de pedagogia e praticamente criar a Ciência da Educação. Ele cria a ideia da Pedagogia como ciência, com a participação da ética e da psicologia, fundamentação de uma ciência pedagógica que diferia da arte educativa de até então. A Psicologia é ciência da natureza humana, física (dinâmica e estática) da psique, dimensão intelectual. A Ética é ciência da moralidade, processo de aperfeiçoamento do caráter humano, dimensão moral e estética.
Herbart tem como filiação filosófica a crítica ao idealismo, com a defesa de um neo-humanismo, com a valorização dos estudo dos clássicos (principalmente gregos) e matemática, sob a inspiração de Pestalozzi.
Ele parte da ideia de uma formação do homem na sua inteireza, integralidade da educação do homem, humanidade.



[1] La Salle foi o criador de um Instituto de Leigos que se excluem, por vocação, da cultura das elites para se consagrarem às escolas de caridade destinadas aos mais pobres.

[2] A Companhia de Jesus previa um exame geral que julgava a inteligência, perspicácia, devoção e saúde. Oratorianos exigiam qualidades físicas e inclinação para as ciências. Na Universidade de Paris procurava-se identificar os melhores alunos e ensinar-lhes progressivamente. Exigia-se caráter, piedade e costumes. (JULIA 2001, p. 27)

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