Conceito:
àConjunto
de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um
conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a
incorporação desses comportamentos; normas e práticas coordenadas a finalidades
que podem variar segundo às épocas( finalidades religiosas, sociopolíticas ou
simplesmente de socialização).
O
autor pontua a importância de levar em conta o “corpo profissional dos agentes”
responsável por colocar em prática esses saberes: Os professores primários e
secundários.
àSão
modos de pensar e agir adquiridos por intermédio da escola.
àSão
também as culturas infantis que se desenvolvem nos pátios de recreio
Historiografia:
Década
de 70 – Bourdier e Passeron: Meio inventado pela burguesia para adestrar e
normalizar o povo.
Década
de 80 – escola reabilitada como o triunfo técnico e científico de uma imposição
normativa. (Comemoração das leis de obrigatoriedade fins do século XIX) - Uso
de textos normativos
Sugere
o retorno ao estudo do funcionamento interno da escola.
Para
isso seria interessante p estudo da história das disciplinas escolares, em
oposição à História das Ideias pedagógicas. Isso porque aquela se detém sobre
as práticas de ensino na sala de aula e também sobre os grandes objetivos da
constituição das disciplinas.
Marco cronológico da
proposta: séculos XVI e XIX:
1-
século XVI vê a realização de um espaço escolar à parte, com um edifício, um
mobiliário e um material específicos. (La Salle)
2-
O período moderno e contemporâneo vê instaurar-se a mudança decisiva dos cursos
em classes separadas.
3-
É a partir do século XVI que nascem os corpos profissionais que se especializam
na educação.
É
no período que nascem os três elementos considerados por Julia como essenciais
para a cultura escolar: ESPAÇO ESCOLAR ESPECÍFICO, CURSOS GRADUADOS EM NÍVEL E
CORPO PROFISSIONAL ESPECÍFICO.
Quais as fontes de arquivo?:
Como
o historiador deve analisar as fontes da cultura escolar?
Primeiramente
deve estar atento para recontextualizá-la e perceber na aparente inércia as
pequenas mudanças.
É
difícil reconstituir, pois não deixa traços.
O
autor vai questionar a dificuldade em encontrar fontes específicas preservadas.
As fontes oficiais são mais fáceis, preservadas, mas a cultura escolar
pressupõe outro tipo de documentos.
Capacidade
do historiador “fazer flechas com qualquer madeira”
Cita
exemplo do estudo das assinaturas, e ainda das autobiografias dos camponeses,
que pode ser utilizada para perceber o lugar da alfabetização na sociedade.
Três
eixos para o entendimento da cultura escolar:
1-
Normas e finalidades da escola
2-
Papel da profissionalização do trabalho do educador
3-análise
dos conteúdos ensinados e práticas escolares
Análise das normas e das finalidades que regem
a escola
Estudos
normativos são os mais tradicionais.
Mas
devem levar de volta às práticas E nas crises é que se pode captar o
funcionamento real das finalidades da escola.
Exemplo da RatioStudiorum
Textos
regulamentares jesuítas: Lições e programas e funções de cada membro da
Companhia.
O
Colégio não é um lugar somente de aprendizagem de saberes MAS TAMBÉM de
inculcação de comportamentos.
“A
cultura escolar desemboca no remodelamento dos comportamentos, na profunda
formação do caráter e das almas que passa por uma disciplina do corpo e por uma
direção das consciências”
Projetos pedagógicos e
realidade histórica
Tendência
de destacar a tentação totalitária e globalizante dos textos normativos.
Mas
eles contêm resistências e contradições na sua aplicação.
Exemplo
da instrução primária obrigatória, ligada à criação de nova consciência
cívica..
Isso
não se faz pacificamente: “no momento em que uma nova diretriz redefine as
finalidades atribuídas ao esforço coletivo, os antigos valores não são, no
entanto, eliminados como por milagre”.
Exemplo
dos professores primários da Terceira República: os professores não aplicam as
diretrizes quando não lhes parecem aplicáveis.
Profissionalização dos
professores
Estudar
como e sobre quais critérios utilizados para o recrutamento dos professores em
cada nível escolar.
Início
da profissionalização coma Reforma e Concílio de Trento: necessidade de
conhecer os elementos da fé.
Ordens
religiosasContexto da reconquista: ensino da elite e povo. Separação entre
instrução dos elementos da fé e instrução superior.
A
Companhia de Jesus previa um exame geral que julgava a inteligência,
perspicácia, devoção e saúde. Oratorianos exigiam qualidades físicas e
inclinação para as ciências.
Na
Universidade de Paris: identificar os melhores alunos e ensinar-lhes
progressivamente. Exigia-se caráter, piedade e costumes.
La
Salle: Instituto de Leigos que se excluem, por vocação, da cultura das elites
para se consagrarem às escolas de caridade destinadas aos mais pobres.
Países
Luteranos: Os Estados devem criar e manter as escolas. Controle das escolas e
mestres pelas autoridades laicas – perfil profissional.
SEGUNDA
ETAPA DA PROFISSIONALIZAÇÃO:
Os
Estados substituem as Igrejas – supressão da Companhia de Jesus.
Passagem
de uma seleção discricionária para o exame e concurso à base mínima de uma cultura
profissional a se possuir.
“A
cultura escolar é uma cultura conforme,
e seria necessário definir, a cada período, os limites que traçam a fronteira
do possível e do impossível”
Oposição
entre duas culturas: Primária e Secundária
Conteúdos ensinados e práticas
escolares
Disciplinas
escolares: inseparáveis das finalidades educativas, e constituem um conjunto
complexo que não se reduz aos ensinos explícitos.
A
aparente inércia do sistema pode mascarar as finalidades erais das disciplinas.
Os
professores podem questionar a natureza de seu ensino.
Fazer
um inventário destas práticas pode permitir compreender as modificações
insensíveis.
“O
Manual escolar não é nada sem o uso que dele for feito”. Importância dos estudo
das práticas dos professores para compreender a cultura escolar.
CONCLUSÃO
Termina
dizendo que sua fala apresentou três lacunas:
1-
Inculcação do Habitus tal como foi operada no espaço escolar; Os professores
não conhecem tudo o que se passa nos pátios. Cultura de resistência ao que quer
que seja inculcado.
2-
Transferências culturais que foram operadas da escola em direção à sociedade e
vice-versa (Exemplo das aprendizagens comerciais das lojas foram
escolarizadas?)
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