Com relação à cidadania, e um
importante ponto a ser destacado é a importância dada à educação pela
República, e conseqüentemente pelos republicanos santistas. Esta era
compreendida como meio para a criação da consciência de participação na vida
política do povo, ou seja, para o exercício da cidadania.
É interessante a justificativa que foi dada para a criação da
Biblioteca Pública da cidade, indicava de que as idéias de instrução e de
cidadania caminhavam lado a lado: “Sendo
opinião dos grandes pensadores que para haver bom governo é necessário haver
instrução do povo; sendo certo que a leitura de bons livros concorre
poderosamente para fazer bons cidadãos [...]” (INDICAÇÃO de 18 de agosto de
1891)
Há outras indicações da importância dada à educação pelos
republicanos santistas, mesmo durante o império. Júlio Conceição, por exemplo
pediu, em 10 de janeiro de 1888, que conste no código de posturas a
obrigatoriedade do ensino público na cidade. (RELATÓRIO da Intendência
Municipal, 1891 p. 77)
Muitos dos intelectuais e políticos do
início da República tiveram participação direta na melhoria da educação da
cidade. É de se notar a atuação, por exemplo, de Antônio Manuel Fernandes,
vereador e jornalista, que fundou a Escola do Povo para educação popular,
Raymundo Sóter de Araújo, que foi inspetor literário e vice presidente da
Sociedade Auxiliadora da Instrução, e Manuel Maria Tourinho, que também foi Inspetores
Literários e Adolfo Porchat de Assis, considerado o “pai da instrução” por sua
atuação pela educação santista, atuando como diretor da Academia de Comércio de
Santos Poe quase 40 anos e como professor do Liceu Feminino, por exemplo.
Podemos citar ainda o caso de Raymundo
Sóter de Araújo, Silvério Fontes e Carlos de Escobar, fundadores do jornal a
Questão Social e do Centro Socialistas de Santos, um dos primeiros que se tem
notícia no país. Todos os três atuaram como Inspetores Literários, participaram
na criação de escolas ou foram professores, ao mesmo tempo em que exerciam
cargos políticos ou profissionais.
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