Pular para o conteúdo principal

Mitologia Nórdica - Atividade Ragnarok

Após discutirmos a relevância dos mitos para o estudo dos povos da Antiguidade e mesmo medievais, os alunos foram provocados a recriar um mito, utilizando de sua criatividade.
Esse é o resultado do trabalho de dois Brunos: o Alves e o Cantino.



Aviso:Isso é uma obra de Bruno Cantino com co-autoria por parte das pesquisas de Bruno Alves,nada descrito abaixo condiz com a realidade ou pelo menos é o que eu quero que vocês pensem.


Bem,preste muita atenção no que vou te contar,se você está lendo isso eu provavelmente estou morto e você meu amigo é um sobrevivente,assim como eu,provavelmente já te contaram como chegamos nessa situação,mas NÃO ACREDITE NELES ! Eles te contarão que um acidente nuclear causou tudo isso ou alguma besteira desse tipo,não os culpo,depois que tudo começou as comunicações foram cortadas e a nossa única rara forma de descontração era imaginar o porquê disso estar acontecendo.Está na hora de você saber a verdade.
Temos que começar do início obviamente,o ano era 2016,o planeta estava um caos,iniciou-se uma grande crise econômica grandes nações caíram,até hoje no ano de 2026,não se sabe ao certo a causa desses acontecimentos,mas do que importa ? Vamos todos morrer mesmo...
Após mais ou menos 3 anos de sofrimento, o mundo estava desabando as pessoas pensaram que a economia se restabeleceria e que tudo voltaria ao normal,eles não poderiam estar mais errados.Durante esses 3 anos 25% da população morrera de fome,frio ou doenças,porém tudo mudou,as nações restantes se organizaram para tentar resolver essa situação e foi aí que o nosso suposto salvador,seu nome era Olaf,ele vinha da região da Islândia ou pelo menos era o que dizia.
Ele deu uma ideia que incrivelmente deu certo, Olaf era realmente um homem muito inteligente sozinho conseguiu descobrir onde seria a reunião e passar pela guarda,sua ideia foi:criar uma empresa seria única e ofereceria todos os recursos necessários para a população de graça,já que não havia economia,além disso não existiriam tantas nações,apenas 12,nas quais os governantes seriam soberanos,todavia quem comandaria de verdade todas elas seria essa única empresa.
A forma que expliquei a ideia foi bem básica e talvez um pouco confusa,de qualquer forma nunca fui bom com economia.O que importa é a execução dela,tudo deu certo,o mundo voltou a ser o de antigamente,talvez até tenha ficado melhor,mas isso durou apenas alguns anos.
A culpa não foi de ninguém específico de tudo ter dado errado no ano de 2020 era apenas o destino de certa forma não havia muita coisa a se fazer,pelo menos quando se tratava de nós,os mortais.O problema mesmo foi apenas o tempo,isso iria acontecer de qualquer forma,mas poderia ter sido resolvido se os deuses não fossem covardes.Sim justamente o que você ouviu,deuses.
Sabe os deuses da mitologia nórdica ? Bem,eles existem Olaf era Odin,o maior dos deuses e os outros estavam comandando as 12 nações,não necessariamente um deus para cada,mas não temos tempo hábil para explicar,”eles” já estão aqui batendo a minha porta,devo ser rápido.
Na mitologia nórdica existe a profecia do Ragnarök que seria o fim dos tempos,onde muitos deuses morreriam,juntamente com todos os humanos e a humanidade seria restaurada por 2 sobreviventes,pelo menos isso é o que era para acontecer e pensando bem seria melhor assim.
Durante o Ragnarök os deuses enfrentariam os seus rivais e assim muitos morreriam,mas essa seria a maneira mais antiquada de se resolver as coisas.
Os problemas começaram quando um certo grupo de pessoas começaram a se rebelar contra a empresa e esse grupo de pessoas era muito grande e já que a economia voltara a existir muitos deles era muito ricos,alguns dos mais ricos do mundo e esses decidiram criar uma nova nação chamada O Reino,de início os deuses não se incomodaram com isso,mesmo com a contagem para o Ragnarök chegando ao fim não se sentiram ameaçados.
O Reino começou a ficar muito forte ficando cada vez mais bem armado e isso era tudo o que se sabia sobre ele,era como se fosse uma espécie de exílio,ninguém entra ninguém sai,a única exceção foi quando a guerra começou,alguns exércitos do Reino invadiu uma das nações,ela era a menor delas e era sua vizinha e era a mais pacífica das 12 então foi fácil dominá-la,todavia o que realmente surpreendeu aos deuses foi a brutalidade com a qual esse ato foi cometido e então Odin entendeu tudo o Ragnarök se aproximava e ele tinha que fazer algo,nenhum cidadão sabia da existência dos deuses menos eu,mas como descobri será outra história que contarei caso sobreviva.
Após o segundo ataque e conquista do Reino sobre uma das nações Odin reuniu os deuses para discutir o que seria feito,os deuses nórdicos sempre foram muito fiéis as suas tradições,mas não dessa vez,eles deveriam lutar contra O Reino e aconteceria assim como dizia a profecia,mas não eles estavam com medo,todos se esconderam temendo a morte e nos deixaram para morrer,O Reino só podia ser impedido pelos deuses,todavia esses temiam a morte,nós mortais fomos dominados rapidamente,nós deveríamos ter morrido durante o Ragnarök, já que ele não aconteceu fomos escravizados e o restante caçados,as tropas fizeram questão de entrar em cada casa,estuprar cada mulher,matar cada criança e escravizar cada homem,poucos conseguiram escapar e eu fui um deles.
Eu vi coisas e eu fiz coisas das quais vou me arrepender pelo resto de minha vida,por sorte ela não durará muito tempo,contudo antes de morrer você devia saber a verdade e repassá-la pois caso você aceite o que irei te dizer agora morrerá em breve também.
Eu tenho uma missão para você,meu amigo,se quiser o fim desse sofrimento,deve encontrar os deuses e fazer o Ragnarök acontecer,provavelmente morrerá antes disso acontecer,mas suas opções são:morrer escravizado ou morrer no Ragnarök,acho que sei a qual escolherá caso for digno dessa carta e dessa missão.
                                                                              Adeus e boa sorte,

                                                                                                                           Tony

BRUNO ALVES
BRUNO CANTINO





Comentários