Pular para o conteúdo principal

Roma Antiga, Império Romano, Romanização: o que eu tenho a ver com isso?

Quando falamos em Roma Antiga nos referimos não somente a cidade de Romana a Península Itálica, mas a todo o território que na Antiguidade esteve sob o domínio e influência desta cidade.

Roma conquistou primeiro a Península Itálica, e depois o Mediterrâneo, Península Ibérica, Gália, Palestina, Norte da África, e outras regiões, expandindo seu território E “romanizando” povos dominados, ou seja, obrigando-os a seguirem sua cultura e religião. Aliás os romanos chamavam a todos os povos não romanos ou gregos de “bárbaros” considerando-os inferiores por não compartilhar sua cultura “civilizada”.

Foi esse processo de conquistas que levou a cultura e língua romanas a localidades que deram origem a países da atualidade como: Itália, França, Espanha e - o que mais nos interessa - Portugal.

Ao sermos colonizados por Portugal recebemos também a herança cultural romana. Nossa língua tem por origem o latim, que era a língua oficial e obrigatória em todo Império Romano.

O nosso direito também tem por base o Direito Romano. Há até uma disciplina chamada Direito Romano na faculdade de Direito, dada a importância de conhecer os princípios jurídicos atuais.

Mesmo festas e rituais como as festas juninas, e até mesmo o Casamento receberam forte influência Romana (assunto sobre o qual pretendo falar futuramente)

Comentários

  1. Nossa muito bom seu blog , agora eu estou estudando roma
    Mariana 6 º ano a

    ResponderExcluir

Postar um comentário